Últimas Notícias
“Valoriza a cultura do município”, diz deputado Neto Carletto ao comentar sobre São João de Laje
Durante o último dia do São João de Laje, no município de Laje, na Bahia, o deputado federal Neto Carletto concedeu entrevista ao Blog do Valente enquanto acompanhava a festa ao lado da prefeita Jaci e de lideranças locais. O parlamentar esteve presente no evento e comentou sua atuação política, além de destacar ações em diferentes áreas da administração pública.
Neto Carletto afirmou que retornar ao município representa um momento de satisfação e reforçou a importância da celebração junina para a região.
“É motivo de felicidade e alegria grande estar novamente aqui em Laje, participando dessa grande festa”, declarou.
Ele também destacou o impacto econômico e cultural do evento ao afirmar que a festa “valoriza a cultura aqui do município e também traz a geração de emprego e de renda pra cidade”.
Ao comentar sua atuação na presidência da Comissão de Serviços Públicos da Câmara, o deputado ressaltou a responsabilidade do colegiado na análise de projetos voltados à administração pública. Segundo ele, o objetivo é ampliar a eficiência do Estado sem perder o compromisso com os servidores.
“Ao mesmo tempo que torne a máquina eficiente, a gente possa também valorizar os servidores públicos”, afirmou, citando pautas como piso da enfermagem, piso dos garis e aposentadoria especial de agentes de saúde.
O parlamentar também abordou ações de fiscalização no setor de combustíveis e alertou para o uso irregular de postos em esquemas criminosos. Ele destacou a necessidade de integração entre órgãos fiscalizadores e defendeu maior rigor na apuração de irregularidades.
“O PCC e diversas facções criminosas estavam utilizando os postos de combustíveis para lavar dinheiro e para ocultar os crimes que estavam sendo cometidos”, declarou, ao defender uma legislação mais eficaz para o setor.
Além disso, Neto Carletto reforçou a parceria com a gestão municipal e o governo estadual, destacando investimentos em infraestrutura, saúde e equipamentos para o município. Ele citou entregas como trator agrícola, ambulâncias e apoio a obras locais, além de mencionar ações do governador Jerônimo Rodrigues na região.
“É uma parceria muito firme e sólida”, afirmou, ao destacar a atuação conjunta com a prefeita Jaci.
O deputado também elogiou a organização do São João de Laje e ressaltou o impacto positivo da festa na economia local, especialmente para ambulantes e famílias da região. Ele afirmou ainda que pretende continuar ampliando investimentos no município por meio de parcerias institucionais e ações parlamentares voltadas ao desenvolvimento regional.
O post “Valoriza a cultura do município”, diz deputado Neto Carletto ao comentar sobre São João de Laje apareceu primeiro em Blog do Valente.
Flávio Leandro estreia no São João de Santo Antônio de Jesus e celebra encontro com o público baiano
O cantor, compositor e poeta Flávio Leandro fez sua primeira apresentação no São João de Santo Antônio de Jesus e celebrou a oportunidade de participar de uma das maiores festas juninas da Bahia. Em entrevista ao Blog do Valente, o artista falou sobre a expectativa para subir ao palco e destacou a conexão entre a cultura pernambucana e a tradição nordestina presente no município.
Demonstrando entusiasmo com a estreia na cidade, Flávio ressaltou que levou ao público um repertório baseado no forró tradicional, na poesia e em composições próprias que ganharam destaque na voz de diversos artistas brasileiros.
“A gente tá aqui muito feliz, já amanhecendo o dia pra pegar o sol com mando verdade, mas com muita poesia e forró, essencialmente aquilo que eu componho, aquilo que colegas meus compõem, aquilo que os grandes mestres trouxeram pra dentro da nossa musicalidade”, afirmou.
Durante a conversa, o compositor também fez questão de exaltar a Bahia e lembrou uma canção escrita em homenagem ao estado.
“Todo brasileiro se amarra na folia, pois o Brasil foi batizado na Bahia. Coisa boa!”, declarou, destacando a admiração pela cultura baiana.
Questionado sobre o cenário musical atual e o surgimento de novas gerações de artistas, Flávio Leandro defendeu a importância da renovação da música, mas ressaltou a necessidade de preservar as raízes culturais que formam a identidade do forró.
“O novo sempre vem. Mas é interessante que a gente sempre observe o novo olhando pra dentro, para que a gente possa sempre aceitar o novo, mas com os pés fincados no chão”, disse o artista.
O compositor ainda destacou que a evolução da música é natural, porém acredita que as matrizes culturais precisam ser valorizadas.
“A musicalidade sempre vai mudar, mas a raiz, o tronco, ele tem que ser mantido. Essa é a nossa maior vontade, para que as coisas, na sua mudança normal, as matrizes sejam cultivadas”, afirmou.
Por fim, Flávio Leandro falou sobre seu processo criativo e revelou que compõe de forma espontânea.
“Meu processo de criação é bem tranquilo, espontâneo. Simplesmente componho aquilo que me vem à cabeça”, concluiu o poeta, que marcou sua estreia no São João de Santo Antônio de Jesus com muito forró e poesia.
O post Flávio Leandro estreia no São João de Santo Antônio de Jesus e celebra encontro com o público baiano apareceu primeiro em Blog do Valente.
Justiça condena Amado Batista a indenizar pais de criança morta em piscina de fazenda em Goiás
O cantor Amado Batista foi condenado pela Justiça de Goiás a indenizar os pais de uma criança de três anos que morreu afogada na piscina de sua fazenda em Goianápolis, na Região Metropolitana de Goiânia, em 2022.
De acordo com a CNN Brasil, a decisão determina o pagamento de cerca de R$ 226,9 mil para cada um dos responsáveis pela criança, além de pensão mensal vinculada ao salário mínimo, com início previsto para quando a vítima completaria 14 anos.
O caso ocorreu em maio de 2022, quando a criança, filho de trabalhadores que atuavam como caseiros na propriedade, foi encontrada sem vida dentro da piscina da fazenda.
Na sentença, a Justiça entendeu que houve responsabilidade pelo ambiente e apontou risco previsível devido à ausência de barreiras de proteção no local, o que contribuiu para o acidente.
A defesa do cantor afirmou que irá recorrer da decisão e sustenta que não houve omissão ou negligência na ocorrência.
O post Justiça condena Amado Batista a indenizar pais de criança morta em piscina de fazenda em Goiás apareceu primeiro em Blog do Valente.
Brasil vence a Escócia, garante liderança do grupo e amplia recorde histórico em Copas do Mundo
O Brasil venceu a Escócia por 3 a 0, nesta quarta-feira, em Miami, e confirmou a primeira colocação do Grupo C da Copa do Mundo 2026. Com o resultado, a seleção brasileira encerrou a fase de grupos com sete pontos, terminou à frente do Marrocos e avançou para o mata-mata como uma das cabeças de chave da competição.
Além da classificação, a vitória ampliou um recorde que já pertencia ao Brasil. A seleção chegou à marca de 12 Copas do Mundo consecutivas terminando a primeira fase na liderança de seu grupo, sequência iniciada em 1982 e mantida em todas as edições disputadas desde então.
Nenhuma outra seleção alcançou desempenho semelhante. A Alemanha aparece em segundo lugar nesse levantamento, com sete lideranças consecutivas entre as Copas de 1990 e 2014. No entanto, a sequência alemã foi encerrada em 2018, quando a equipe terminou na última colocação de sua chave.
A série histórica brasileira reúne as Copas de 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014, 2018, 2022 e agora 2026. Durante esse período, a seleção conquistou dois títulos mundiais, em 1994 e 2002, além de alcançar o vice-campeonato em 1998 e uma semifinal em 2014.
A última vez que o Brasil não terminou a fase de grupos na liderança ocorreu em 1978, quando ficou atrás da Áustria. A seleção também não liderou sua chave nas edições de 1930, 1966 e 1974. Já em 1934 e 1938, a Copa do Mundo foi disputada em formato eliminatório, sem fase de grupos.
Com a campanha na primeira fase concluída, o Brasil segue para o mata-mata mantendo uma marca histórica que reforça sua regularidade em Copas do Mundo e sua tradição entre as principais seleções do futebol mundial.
O post Brasil vence a Escócia, garante liderança do grupo e amplia recorde histórico em Copas do Mundo apareceu primeiro em Blog do Valente.
Trabalho da ACRB contribui para limpeza do circuito do São João de SAJ e gera renda para dezenas de famílias
O trabalho da Associação de Catadores de Resíduos do Recôncavo Baiano (ACRB) tem sido fundamental durante o São João de Santo Antônio de Jesus. Atuando no circuito da festa, os catadores realizam a coleta e o direcionamento correto de materiais recicláveis, contribuindo para a limpeza do espaço e garantindo geração de renda para diversas famílias.
Em entrevista ao Blog do Valente, o presidente da associação, Renilton Oliveira, destacou os resultados alcançados nos primeiros dias de festa. Segundo ele, somente em um dia foram retirados do circuito 10 big bags de latinhas, o equivalente a aproximadamente 500 quilos do material.
“Esse trabalho tem surgido de uma grandiosidade fantástica, porque nós fazemos o direcionamento correto dos resíduos. Ainda ontem, nós conseguimos retirar aqui do espaço 10 Big Bags de latinhas. Dá uma média de 500 quilos de latinha”, afirmou.
Renilton também ressaltou a parceria com a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sedema), e com a Defensoria Pública, responsável pela contratação do serviço durante os festejos juninos. Além disso, ele defendeu que a atividade desenvolvida pelos catadores seja fortalecida ao longo de todo o ano.
Entre os trabalhadores envolvidos está Dona Rosa, que atua há mais de duas décadas com reciclagem e utiliza a atividade como principal fonte de renda. Durante a entrevista, ela destacou a importância das festas para complementar os ganhos da família.
“Com reciclagem eu estou no mínimo uns 25 anos ou mais. Eu sustento minha família com reciclagem, pago meu cartão, graças a Deus pago meu cartão e compro minha alimentação. Deus é tão maravilhoso que eu ainda ajudo meus filhos. Tudo com a reciclagem”, relatou.
Outro destaque da iniciativa é o incentivo à coleta de materiais plásticos. Segundo Zen, advogado da ACRB, a Sedema criou uma premiação para os catadores que mais recolherem plástico durante o evento, buscando estimular a coleta de um material que possui menor valor comercial em comparação às latinhas.
Além da remuneração pelo material recolhido, os trabalhadores contam com estrutura de apoio durante a festa.
“A gente tem um lanche às 8 horas da noite para todos os catadores e depois a gente tem um lanche à meia-noite. Eles podem usufruir de um espaço que tem café e até uma área de descanso. É um tratamento especial para os catadores aqui no São João de SAJ”, destacou Zen.
A ação reúne a ACRB, a Defensoria Pública, a Sedema e parceiros institucionais em um trabalho que alia inclusão social, geração de renda e sustentabilidade, reforçando a importância dos catadores para o sucesso do São João de Santo Antônio de Jesus.
O post Trabalho da ACRB contribui para limpeza do circuito do São João de SAJ e gera renda para dezenas de famílias apareceu primeiro em Blog do Valente.
São João no Santo Antônio Além do Carmo impulsiona economia e fortalece turismo em Salvador
O bairro do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, registra aumento na movimentação econômica durante os festejos juninos, beneficiando comerciantes, ambulantes e prestadores de serviço. Com programação apoiada pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur), o evento também contribui para o fortalecimento do turismo na capital baiana.
Nesta terça-feira (23), véspera de São João, a programação no Largo do Carmo reúne atrações voltadas ao forró tradicional e à cultura nordestina. Sobem ao palco Gianini Alencar, Forró Saracura, Fábio Carneirinho, Breno Saborear e Fogo Latino, em uma noite dedicada à valorização do forró pé de serra e das manifestações culturais típicas do período.
Entre os trabalhadores beneficiados pela festa está a vendedora ambulante Adil Moreira, conhecida como Ginga. Para ela, a realização do evento no bairro traz vantagens tanto para moradores quanto para quem trabalha na região.
“É muito interessante porque assim as pessoas não precisem se deslocar para longe; curtem o São João perto de casa. A iniciativa é muito boa também para nós que empreendemos, sem contar com a programação que está muito boa”, afirmou.
O baiano de acarajé Alexandre da Paz também destacou os impactos positivos dos festejos.
“A capital proporciona shows incríveis para a gente curtir com a família, com os filhos, com os amigos. Além disso, é uma oportunidade de trabalhar, de complementar a renda e garantir um sustento a mais”, disse.
Além de movimentar o comércio local, o São João tem contribuído para o crescimento da atividade turística em toda a Bahia. A expectativa é que os números deste ano superem os registrados em 2025, quando o estado recebeu 1,8 milhão de turistas e movimentou R$ 2,3 bilhões durante o período junino.
O secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola, ressaltou os investimentos realizados pelo Governo do Estado para fortalecer os festejos em todo o território baiano.
“O Estado fortalece o São João nos 417 municípios e, em Salvador, não poderia ser diferente. Nós investimos muito aqui no Centro Histórico, no Santo Antônio e no Pelourinho, com programação intensa, valorizando o forró pé de serra e o forró raiz, porque essa é a marca do Nordeste”, afirmou.
O post São João no Santo Antônio Além do Carmo impulsiona economia e fortalece turismo em Salvador apareceu primeiro em Blog do Valente.





