Últimas Notícias
Secretário Marcelo Barreto diz que coolers poderá ser revisto se houver prejuízos aos barraqueiros
O secretário de Governo de Santo Antônio de Jesus, Marcelo Barreto, comentou as reclamações de ambulantes e comerciantes sobre a instalação de caixas térmicas no circuito do São João. Neste domingo (21), um grupo de trabalhadores protestou alegando que os coolers estariam prejudicando as vendas durante a festa.
Segundo Marcelo Barreto, a implantação das caixas térmicas faz parte de uma série de mudanças realizadas no São João deste ano, que também incluem alterações no palco, camarote e praça de alimentação. De acordo com ele, a medida foi adotada após negociação com a cervejaria patrocinadora do evento e já é utilizada em outras cidades da região.
“Nós fizemos várias mudanças em todo o layout do São João de São Antônio Jesus. E uma delas também foi com relação à praça de alimentação. Fizemos duas mudanças, uma com relação aos contentes, que era a casaril, pra gente tragar uma estrutura melhor pra eles, questão de segurança, questões sanitárias, e também com relação aos coolers. Todo ano nós temos um patrocinador, uma cervejaria que ela fecha com exclusividade e houve uma negociação para tentar aportar um valor maior e foi uma das solicitações foi exatamente implantar em Santo Antônio, que já é cultura inclusive em outros municípios como Cruz das Almas, que é vizinho nosso aqui.”
O secretário explicou que os coolers não representam novos pontos de venda. Segundo ele, cada barraqueiro credenciado recebeu duas caixas térmicas, sendo uma para uso dentro da barraca e outra em um espaço próximo para facilitar a venda de bebidas ao público.
“Essas caixas servem como espaço para a gente trazer uma facilidade maior para aquele que está ali no circuito da Sun, no seu forró, para não precisar ir lá na barraca comprar cerveja. Então ele já tem a barraca do seu lado, que é o cooler. Como é que funciona? Cada barraca, ela tem o direito de uma caixa térmica no espaço. Não é uma barraca extra. Nós temos aproximadamente 130 barraqueiros hoje e nós temos 130 coolers, que é desse mesmo 130 barraqueiros. Cada um recebe duas caixas térmicas, uma fica dentro da barraca, outra fica no espaço”
Marcelo Barreto afirmou ainda que a gestão está acompanhando os resultados da mudança e que o modelo poderá ser reavaliado caso sejam identificados prejuízos aos comerciantes.
“Então é o que traz de inovação, de melhoria, e é como eu tenho falado, a gestão, ela sempre tenta acertar. Nunca errar, mas se esse acerto a gente vai trazer, trouxer algum prejuízo, óbvio que ano que vem a gente volta ao contexto geral”
Ambulantes relatam queda nas vendas
Um grupo de ambulantes e comerciantes que atua no circuito do São João de Santo Antônio de Jesus protestou neste domingo (21) para reclamar da presença das caixas térmicas espalhadas pela festa. Segundo os trabalhadores, a situação estaria prejudicando as vendas e comprometendo o retorno dos investimentos feitos para participar do evento.
Durante a manifestação, os comerciantes afirmaram que muitos vendedores credenciados registraram faturamento abaixo do esperado na primeira noite de festa, mesmo com a presença de público no circuito.
De acordo com os ambulantes, a quantidade de caixas térmicas utilizadas dentro do espaço estaria reduzindo a circulação de consumidores nas barracas e dificultando a venda de bebidas e alimentos.
Os comerciantes também alegam que a situação tem provocado prejuízos para quem adquiriu espaço de forma regular junto à organização do evento. Segundo eles, clientes permanecem consumindo produtos adquiridos em caixas térmicas, reduzindo a procura pelos estabelecimentos instalados no circuito.
Durante o protesto, os ambulantes pediram uma reunião com representantes da Prefeitura e da organização da festa para discutir alternativas que possam reduzir os impactos nas vendas.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Léo Valente / Blog do Valente (@blogdovalenteoficial)
O post Secretário Marcelo Barreto diz que coolers poderá ser revisto se houver prejuízos aos barraqueiros apareceu primeiro em Blog do Valente.
Atração do São João de SAJ, Matheus & Kauan anunciam pausa na carreira e planejam apenas 15 shows em 2027
Atração do São João de Santo Antônio de Jesus, a dupla Matheus & Kauan anunciou que pretende reduzir a agenda e realizar apenas 15 shows em 2027. O anúncio foi feito durante apresentação no São João de Caruaru.
Os cantores explicaram que a decisão está ligada à comemoração dos 15 anos de carreira. Segundo a dupla, a trajetória ainda não foi celebrada da forma que gostariam e, por isso, o próximo ano será dedicado a esse momento.
“Completamos 15 anos de história e estamos decidindo fazer pouquíssimos shows no ano que vem. A ideia é realizar 15 apresentações para representar esses 15 anos de carreira”, explicou a dupla ao Blog do Anderson Souza.
Matheus & Kauan afirmaram que o Nordeste deverá receber um dos shows especiais, mas alertaram que a presença da dupla nos festejos juninos será bem menor do que a dos últimos anos.
“Provavelmente a galera não vai nos ver no São João do ano que vem como está acostumada. Se tiver apenas um show no Nordeste inteiro, o pessoal vai precisar se programar”, comentaram.
A dupla fez questão de destacar que a pausa não significa o fim da parceria. Segundo os artistas, o período será utilizado para dedicar mais tempo à família, desenvolver novos projetos musicais e viver novas experiências.
“Não é nada de separação da dupla. A gente quer aproveitar esse período para cuidar da família, gravar músicas diferentes, conhecer outros lugares e viver novas experiências.”
A expectativa dos cantores é retomar a agenda de shows em ritmo mais intenso após esse período de apresentações reduzidas.
“Em 2028 queremos voltar com a agenda lotada novamente e, se Deus quiser, retornar também a Campina Grande”, concluíram.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Léo Valente / Blog do Valente (@blogdovalenteoficial)
O post Atração do São João de SAJ, Matheus & Kauan anunciam pausa na carreira e planejam apenas 15 shows em 2027 apareceu primeiro em Blog do Valente.
Em Amargosa, superintendente explica como funciona Plantão Integrado dos Direitos Humanos durante o São João
A superintendente Ticia Calmon, explicou como funciona o trabalho do Plantão Integrado dos Direitos Humanos em Amargosa durante os festejos juninos. O serviço tem o objetivo de orientar e atender públicos mais vulneráveis durante as festas, como pessoas surdas, idosos, público LGBTQIA+, crianças e adolescentes.
Em entrevista ao repórter Leonardo Valente, do Blog do Valente, na noite da última sexta-feira (19), Ticia destacou que o plantão vem criando novas formas de inclusão. Entre as novidades deste ano está uma pulseira de identificação para pessoas surdas com QR Code, que permite registrar informações e demandas para facilitar o atendimento da rede de apoio.
“O Plantão Integrado vem criando tecnologias sociais novas de inclusão, e isso para nós é muito importante. Por exemplo, estamos inaugurando a pulseirinha de identificação de pessoas surdas com QR Code para fazer registro, formulário, saber das demandas da pessoa para que a rede possa orientá-la e conduzi-la para documentações ou o que for necessário e estiver à disposição em termos de direitos para pessoas surdas, por exemplo. Mas as nossas equipes têm especialistas para políticas relacionadas ao público de pessoa idosa, ao público LGBTQIA+, e a crianças e adolescentes. Então, todos esses segmentos mais vulnerabilizados nas festas têm uma atenção toda especial.”, disse.
Segundo Ticia Calmon, o Plantão Integrado está presente em cinco cidades que assinaram com o Governo do Estado um termo de cooperação e possuem comitês municipais formados para atuar durante os festejos.
“Estamos em cinco municípios de referência que assinaram com o Governo do Estado um termo de cooperação e têm constituídos seus comitês municipais. Estamos aqui em Amargosa, estamos em Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, Camaçari e Castro Alves,”, citou.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Léo Valente / Blog do Valente (@blogdovalenteoficial)
O post Em Amargosa, superintendente explica como funciona Plantão Integrado dos Direitos Humanos durante o São João apareceu primeiro em Blog do Valente.
Diretor de Cultura destaca retomada do São João de Laje e projeta uma das maiores festas da região
A abertura do São João de Laje foi marcada por expectativa de grande público e pela projeção de uma das maiores edições dos últimos anos. Durante a primeira noite dos festejos, o diretor municipal de Cultura, Marcos Paulo, destacou o crescimento da festa em comparação ao ano passado e afirmou que o município voltou a realizar um evento com estrutura ampliada, grandes atrações e programação voltada para moradores e visitantes.
Segundo ele, a edição de 2025 foi marcada por desafios administrativos enfrentados pela gestão municipal, o que resultou em uma programação mais reduzida, com apenas dois dias de festa. Neste ano, de acordo com o diretor, o cenário é diferente.
“Houve planejamento, organização e um propósito para que a gente pudesse entregar uma festa maior, com mais atrações, uma estrutura melhor e uma programação capaz de atender moradores e visitantes”, afirmou.
Marcos Paulo destacou que a resposta do público já pôde ser percebida na primeira noite dos festejos. O show de abertura, comandado por Marcelo Scoletti, animou o público e reforçou a expectativa de uma edição de grande participação popular no município.
Festa familiar e clima de tranquilidade
O diretor de Cultura ressaltou que um dos principais objetivos da organização é manter o perfil familiar do São João de Laje. Com a presença de moradores da zona rural e visitantes de cidades vizinhas, a festa foi planejada para oferecer conforto, tranquilidade e segurança ao público.
Para isso, o evento conta com o apoio das forças de segurança, incluindo as polícias Militar e Civil, além das equipes de apoio que atuam durante toda a programação.
“A proposta é oferecer um ambiente seguro para que as famílias possam aproveitar a festa com tranquilidade. O São João de Laje é uma celebração para todas as idades”, destacou.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Léo Valente / Blog do Valente (@blogdovalenteoficial)
O post Diretor de Cultura destaca retomada do São João de Laje e projeta uma das maiores festas da região apareceu primeiro em Blog do Valente.
Prefeita destaca segurança, tradição e roda-gigante no São João de Laje
A prefeita de Laje, Jaci Reis, destacou que o São João 2026 foi planejado para atender públicos de todas as idades, com atrações culturais, estrutura de segurança e novidades para as famílias. Entre os destaques da festa está a instalação de uma roda-gigante, atração que tem chamado a atenção de moradores e visitantes, especialmente das crianças.
“Traga sua criança para se divertir na nossa roda-gigante, que é uma novidade neste São João. Hoje fizemos uma abertura especial para elas durante a tarde e foi maravilhoso”, afirmou a gestora ao Blog do Valente.
Outro ponto destacado pela prefeita foi o esquema de segurança montado para os cinco dias de festa. Segundo ela, o circuito conta com posto policial, efetivos das polícias Militar e Civil, equipes de resgate, Corpo de Bombeiros e sistema de monitoramento com câmeras de reconhecimento facial nos acessos ao evento.
“Nós priorizamos a segurança. São João é bom quando é uma festa segura, para que todos possam aproveitar com tranquilidade”, destacou.
Jaci também reforçou o convite para que moradores e visitantes participem da programação e aproveitem a estrutura preparada para receber toda a família durante os festejos juninos.
A prefeita celebrou a abertura oficial do São João 2026 na noite deste sábado (20) e destacou a valorização da cultura nordestina, dos artistas locais e da tradição junina no município.
Durante entrevista ao Blog do Valente, após a apresentação da banda Mastruz com Leite, a gestora afirmou que a festa começou com grande participação do público e ressaltou a importância de manter viva a cultura do São João.
“Abrimos hoje com a apresentação da nossa Junina Sertão Lindo, que fez uma apresentação belíssima. É uma alegria muito grande realizar mais um São João nesta cidade tão querida”, afirmou.
Segundo a prefeita, uma das prioridades da gestão é garantir espaço para os artistas locais e para o forró tradicional. Ela destacou que a programação reúne atrações de diferentes estilos, sem deixar de valorizar as raízes culturais da festa.
“Uma das nossas prioridades é valorizar os artistas locais. O forró começou cedo com Mastruz com Leite e seguimos com apresentações no palco alternativo, além de atrações como Léo Estakazero e Danniel Vieira. Tem forró para todos os gostos”, disse.
O post Prefeita destaca segurança, tradição e roda-gigante no São João de Laje apareceu primeiro em Blog do Valente.
Antes do show, Danniel Vieira relembra início da trajetória no São João de Santo Antônio de Jesus
O cantor Danniel Vieira relembrou momentos da trajetória no São João de Santo Antônio de Jesus durante entrevista ao Blog do Valente, na noite deste sábado (20), antes de subir ao palco. O artista contou que perdeu as contas de quantas vezes se apresentou no município e destacou as lembranças construídas ao longo dos anos.
Segundo Danniel, a primeira apresentação na cidade aconteceu em 2012. Desde então, ele afirma que criou laços com Santo Antônio de Jesus, onde também mantém amizades e relações profissionais.
“Na verdade, eu me perdi nas contas, mas acredito que o primeiro ano que eu vim tocar aqui foi em 2012. Então, já são 14 anos fazendo parte dessa festa, aqui nessa cidade. Cultivei muitas amizades, meu empresário também é daqui da região. Passa um flashzinho aqui de tantas coisas que já fizemos, ensaios, são muitas lembranças boas de amizades, de pessoas que a gente acabou impactando, marcando como trilha sonora da vida dessas pessoas.”, afirmou.
Durante a entrevista, o cantor também comentou sobre o repertório preparado para o show, que reúne arrocha, forró e músicas românticas. Danniel afirmou que pretende levar ao público canções que falam de amor e também músicas para animar a praça.
“Com a invasão do arrocha, os forrós estão muito latentes nesse momento. E eu, assim, sou um cara que canta sertanejo, eu canto música romântica, mas eu acompanho as novidades e as vertentes. O meu show é para tocar os corações apaixonados, mas é para sacudir a praça também. Então, a gente encontra aquela essência de Danniel Vieira falando de amor, mas a gente também tem o Danniel Vieira com um forrozinho. Inclusive, esse ano eu gravei um forró com o Chambinho do Acordeon. Minha música de trabalho é uma música de forró”, comentou.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Léo Valente / Blog do Valente (@blogdovalenteoficial)
O post Antes do show, Danniel Vieira relembra início da trajetória no São João de Santo Antônio de Jesus apareceu primeiro em Blog do Valente.