Últimas Notícias
Brasil envia bombeiros, hospital de campanha e ajuda humanitária à Venezuela após terremoto
O governo brasileiro iniciou uma operação de ajuda humanitária para atender as vítimas do forte terremoto que atingiu a Venezuela. A Força Aérea Brasileira enviará um primeiro avião nesta sexta-feira (26) com uma equipe de 36 bombeiros para atuar nas ações de busca e resgate.
Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma segunda aeronave partirá no sábado (27) transportando equipamentos para a montagem de um hospital de campanha, além de medicamentos, materiais médicos para cirurgias e 100 purificadores de água movidos a energia solar.
“Vão nove toneladas de equipamentos para ajudar na busca e socorro às vítimas. No sábado, enviaremos mais um voo com equipamentos para a montagem de um hospital de campanha, cem purificadores de água com painel solar, medicamentos e material médico para cirurgias”, afirmou Lula.
Os dois fortes tremores registrados no país, de magnitudes 7,2 e 7,5, deixaram ao menos 188 mortos e mais de 1.500 feridos, segundo informações divulgadas pelas autoridades.
O sismo principal, de magnitude 7,5, ocorreu apenas 39 segundos após um tremor precursor de magnitude 7,2. Os epicentros ficaram separados por cerca de 45 quilômetros no norte da Venezuela.
Além da Venezuela, os tremores também foram sentidos em regiões da Colômbia e do Brasil.
Lula manifestou solidariedade
Na véspera do envio da missão humanitária, Lula afirmou que determinou ao Ministério das Relações Exteriores uma avaliação da situação para definir as medidas de apoio ao país vizinho.
Em mensagem pública, o presidente prestou solidariedade ao povo venezuelano e reafirmou o compromisso do Brasil em colaborar com a recuperação das áreas afetadas.
“Reafirmo nossa determinação em apoiar o governo da presidenta encarregada Delcy Rodríguez na recuperação de áreas afetadas desse país irmão, cujo povo tem dado provas de grande resiliência frente às adversidades”, declarou.
O post Brasil envia bombeiros, hospital de campanha e ajuda humanitária à Venezuela após terremoto apareceu primeiro em Blog do Valente.
Crianças interrompem vendas de trufas para assistir ao jogo do Brasil e emocionam as redes sociais
Dois meninos que vendem trufas nas ruas de Pacatuba, no estado do Ceará, emocionaram internautas ao interromperem o trabalho por alguns minutos para acompanhar uma partida da Seleção Brasileira.
Os garotos entraram em uma lavanderia onde havia uma televisão ligada e assistiram ao jogo, em uma cena que rapidamente viralizou nas redes sociais.
Em meio à rotina de trabalho e à busca por ajudar no sustento da família, os meninos encontraram alguns minutos para torcer pelo Brasil. O momento foi interpretado por muitos como um retrato da paixão nacional pelo futebol e da realidade vivida por muitas crianças brasileiras.
As imagens repercutiram amplamente, despertando mensagens de carinho e solidariedade de internautas.
Comovida com a repercussão da história, a lavanderia onde os meninos assistiram à partida publicou uma mensagem nas redes sociais.
No comunicado, o estabelecimento afirmou que ficou emocionado com a cena e manifestou o desejo de reencontrar os garotos para entregar uma lembrança simbólica em reconhecimento ao momento que tocou tantas pessoas.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Léo Valente / Blog do Valente (@blogdovalenteoficial)
O post Crianças interrompem vendas de trufas para assistir ao jogo do Brasil e emocionam as redes sociais apareceu primeiro em Blog do Valente.
Advogado que concordou com condenação do próprio cliente é encontrado morto em SC
O advogado Rodrigo Pantaleão, que ganhou repercussão nacional após concordar com a condenação do próprio cliente durante uma audiência de instrução, foi encontrado morto nesta quinta-feira (25), em Florianópolis. A Polícia Civil de Santa Catarina investiga as circunstâncias da morte.
De acordo com o delegado Alex Bonfim, da Delegacia de Homicídios da Capital, o corpo foi localizado em um imóvel no bairro Itacorubi após moradores relatarem um forte odor vindo da residência.
Segundo a polícia, as primeiras informações indicam que o advogado já estava morto havia alguns dias. O imóvel não apresentava sinais de arrombamento e o corpo não tinha lesões aparentes.
A linha de investigação ainda não foi divulgada pelas autoridades.
Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Santa Catarina informou que adotou as providências necessárias para acompanhar as investigações junto às autoridades policiais.
Vídeo de audiência repercutiu nas redes sociais
Rodrigo Pantaleão ficou conhecido nacionalmente após a divulgação de um vídeo de uma audiência virtual realizada em 28 de maio.
Nas imagens, o advogado permanece utilizando o celular durante a manifestação do Ministério Público e, ao ser chamado pela juíza Carolina Ranzolin para apresentar as alegações finais, declara:
“A defesa corrobora com as afirmações exaladas pela promotoria de Justiça. Nada mais, excelência.”
Diante da manifestação, a magistrada entendeu que o réu estava indefeso e adotou as providências cabíveis para garantir o direito à ampla defesa.
Até o momento, a Polícia Civil não divulgou informações sobre a causa da morte nem confirmou se há indícios de crime.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Léo Valente / Blog do Valente (@blogdovalenteoficial)
O post Advogado que concordou com condenação do próprio cliente é encontrado morto em SC apareceu primeiro em Blog do Valente.
Polícia Civil aponta redução de ocorrências em Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas durante festejos juninos
Os festejos juninos de 2026 registraram redução no número de ocorrências policiais em municípios do Recôncavo Baiano e do Vale do Jiquiriçá. Dados divulgados pela Polícia Civil apontam diminuição nos registros entre os dias 19 e 24 de junho, com destaque para Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas.
De acordo com o balanço, Santo Antônio de Jesus apresentou uma redução de 48,21% nas ocorrências. O número de registros caiu de 56, em 2025, para 29 neste ano.
Em Cruz das Almas, a queda foi ainda mais expressiva. As ocorrências passaram de 110 para 32 no mesmo período, representando uma redução de 70,91%.
Outros municípios da região também apresentaram diminuição nos índices durante o São João. Em Castro Alves, o número de ocorrências caiu de 11 para sete, uma redução de pouco mais de 36%.
Já em Amargosa, os registros passaram de sete para seis ocorrências, representando queda superior a 14%. Além disso, três cidades registraram menos de cinco ocorrências durante todo o período festivo:
Laje: 4 ocorrências;
Santa Terezinha: 1 ocorrência;
Ubaíra: 1 ocorrência
Segundo a Polícia Civil, os registros incluem casos de furto, roubo, apreensão de drogas, lesão corporal, ameaça, vias de fato, perda de documentos, cumprimento de mandados de prisão e ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha.
A redução dos índices é atribuída ao trabalho integrado das Polícias Civil e Militar, por meio das equipes da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus) e do Comando de Policiamento da Região do Recôncavo (CPR-R), que reforçaram o policiamento e as ações preventivas durante os festejos juninos.
O post Polícia Civil aponta redução de ocorrências em Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas durante festejos juninos apareceu primeiro em Blog do Valente.
Jerônimo decreta ponto facultativo na Bahia na segunda-feira devido ao jogo do Brasil
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinou o decreto que garante ponto facultativo na próxima segunda-feira (29) para os servidores estaduais, em razão da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2026.
A medida será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26). De acordo com o decreto, o expediente nos órgãos estaduais será realizado até 11h. Após esse horário, os servidores estarão liberados para acompanhar o jogo do Brasil.
Segundo o governo estadual, a compensação das horas não trabalhadas será realizada conforme orientação da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB).
A medida não altera o funcionamento dos serviços públicos considerados essenciais, que continuarão operando normalmente durante o horário da partida.
O post Jerônimo decreta ponto facultativo na Bahia na segunda-feira devido ao jogo do Brasil apareceu primeiro em Blog do Valente.
“Valoriza a cultura do município”, diz deputado Neto Carletto ao comentar sobre São João de Laje
Durante o último dia do São João de Laje, no município de Laje, na Bahia, o deputado federal Neto Carletto concedeu entrevista ao Blog do Valente enquanto acompanhava a festa ao lado da prefeita Jaci e de lideranças locais. O parlamentar esteve presente no evento e comentou sua atuação política, além de destacar ações em diferentes áreas da administração pública.
Neto Carletto afirmou que retornar ao município representa um momento de satisfação e reforçou a importância da celebração junina para a região.
“É motivo de felicidade e alegria grande estar novamente aqui em Laje, participando dessa grande festa”, declarou.
Ele também destacou o impacto econômico e cultural do evento ao afirmar que a festa “valoriza a cultura aqui do município e também traz a geração de emprego e de renda pra cidade”.
Ao comentar sua atuação na presidência da Comissão de Serviços Públicos da Câmara, o deputado ressaltou a responsabilidade do colegiado na análise de projetos voltados à administração pública. Segundo ele, o objetivo é ampliar a eficiência do Estado sem perder o compromisso com os servidores.
“Ao mesmo tempo que torne a máquina eficiente, a gente possa também valorizar os servidores públicos”, afirmou, citando pautas como piso da enfermagem, piso dos garis e aposentadoria especial de agentes de saúde.
O parlamentar também abordou ações de fiscalização no setor de combustíveis e alertou para o uso irregular de postos em esquemas criminosos. Ele destacou a necessidade de integração entre órgãos fiscalizadores e defendeu maior rigor na apuração de irregularidades.
“O PCC e diversas facções criminosas estavam utilizando os postos de combustíveis para lavar dinheiro e para ocultar os crimes que estavam sendo cometidos”, declarou, ao defender uma legislação mais eficaz para o setor.
Além disso, Neto Carletto reforçou a parceria com a gestão municipal e o governo estadual, destacando investimentos em infraestrutura, saúde e equipamentos para o município. Ele citou entregas como trator agrícola, ambulâncias e apoio a obras locais, além de mencionar ações do governador Jerônimo Rodrigues na região.
“É uma parceria muito firme e sólida”, afirmou, ao destacar a atuação conjunta com a prefeita Jaci.
O deputado também elogiou a organização do São João de Laje e ressaltou o impacto positivo da festa na economia local, especialmente para ambulantes e famílias da região. Ele afirmou ainda que pretende continuar ampliando investimentos no município por meio de parcerias institucionais e ações parlamentares voltadas ao desenvolvimento regional.
O post “Valoriza a cultura do município”, diz deputado Neto Carletto ao comentar sobre São João de Laje apareceu primeiro em Blog do Valente.