O avanço do Pix, que completa cinco anos em 16 de novembro, foi evidenciado em um estudo divulgado pelo Ebanx. Entre o fim de 2020 e setembro deste ano, foram registradas 196,2 bilhões de operações, que somaram R$ 84,9 trilhões, valor correspondente a mais de sete vezes o PIB brasileiro previsto para 2024. Os dados foram obtidos a partir de informações do Banco Central, IBGE e da Corporação Nacional de Pagamentos da Índia (NPCI).
De acordo com o levantamento, a expectativa é que o sistema alcance 7,9 bilhões de transações mensais em dezembro de 2025, impulsionado pelo aumento das compras de fim de ano. Caso a projeção seja confirmada, o volume financeiro movimentado poderá chegar a R$ 35,3 trilhões, representando uma alta de 34% em relação a 2024.
Com esse desempenho, o Pix deve ser consolidado como o sistema de pagamentos instantâneos de adoção mais rápida do mundo. Nem mesmo o UPI, plataforma indiana que inspirou o modelo brasileiro, alcançou 8 bilhões de transações mensais em tão pouco tempo. Na Índia, o patamar semelhante foi atingido apenas após seis anos e oito meses.
O post Pix bate recordes e deve chegar a 7,9 bilhões de transações mensais em 2025, aponta estudo apareceu primeiro em Blog do Valente.