A 10ª edição da Petrobahia Travessia Itaparica–Salvador começou movimentada neste sábado (6), reunindo atletas de todo o país nas águas da Baía de Todos os Santos. A prova de 1,5 km, uma das mais tradicionais e concorridas, contou com a presença especial do nutricionista e atleta Daniel Cady, padrinho oficial do evento. Lucas Sampaio de Albuquerque e Sofia Paschoal venceram a disputa.
O evento, considerado o maior de natação em águas abertas do Brasil, segue neste domingo (7), a partir das 7h, com a aguardada prova de 12 km, que faz o trajeto entre a Praia do Búzio, em Gameleira, na Ilha de Itaparica, e o Porto da Barra, em Salvador. A meia travessia de 6 km, realizada no sábado, também se destacou pela competitividade, com pódio formado por Arthur Pazos (1º), Jamal Barroso (2º) e Renan Barbosa (3º) no masculino; e Manuela Pereira (1º), Márcia Pinheiro (2º) e Rebecca Menezes (3º) no feminino.
As provas Infantil (900 m) e uso de material também animaram o primeiro dia, reforçando a proposta de inclusão e participação de todas as categorias.
Padrinho da edição comemorativa, Daniel Cady nadou os 1,5 km entre o Yacht Clube da Bahia e o Porto da Barra. Ele relembrou a ligação afetiva com o local onde cresceu e treinou durante a juventude.
“Fui criado aqui nesta área, onde nadei esse trecho a minha vida inteira. Estou muito feliz em ter sido convidado para ser padrinho e participar desta prova, rever os amigos porque esta energia é muito importante para gente, para a saúde e para a superação”, afirmou.
Cady também destacou a importância do esporte no bem-estar físico e mental. “O esporte é um combustível que todo mundo precisa para sair da zona de conforto e, por isso, estou sempre levantando essa bandeira da importância de cuidar da saúde física e mental”.
Ele contou ainda que, incentivado pelo filho Marcelo, tem participado de corridas de rua. “Tenho participado de corridas de 5 km, que é a onda dos jovens. Estou sempre me desafiando, como foi remar até Morro de São Paulo”, disse. O nutricionista brincou que irá usar a medalha conquistada como motivação para desafiar o filho a nadar os 1,5 km na próxima edição. “Vou chegar e jogar esta medalha da travessia no peito dele e desafiá-lo para no ano que vem estar aqui”.

A arena montada no Porto da Barra recebe a TIS Experience, que promove atividades voltadas ao bem-estar, sustentabilidade, inclusão e educação esportiva, ampliando a proposta da travessia além da competição.
Apresentada pela Petrobahia, a travessia conta com patrocínio de Acelen, Itaipava, Ponte Salvador–Itaparica, Fazatleta e Governo do Estado. A realização é da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), Yacht Clube da Bahia, Saltur e Prefeitura de Salvador.
O evento ainda recebe apoio de diversas empresas, entre elas: Shopping da Bahia, Moura Dubeux, Melissa, Track&Field, Piracanjuba, Avatim, Oliverde, Camarote Villa 2026, Farmô, Dengo Laticínios, Ultrabar, Tia Sônia, Jungle, Ultracoffee, MML Hortifrutti, Disk Bananas, Legacy Energy Drink, Hydrus Água Mineral, Du Pelô e Pipocas Sinta+, Choc Chocolates e Lupo Sport, além das secretarias SEMPRE e SUDESB.
O post Com Daniel Cady como padrinho, Travessia Itaparica-Salvador recebe dezenas de atletas apareceu primeiro em Blog do Valente.



