A Polícia Civil e a Polícia Federal levou à apreensão de um adolescente de 17 anos, na manhã desta quinta-feira (18), no município de Catu, no interior baiano. De acordo com as autoridades, o jovem é suspeito de integrar e até liderar um grupo que atuava no ambiente digital para a prática de crimes de alta gravidade contra crianças e adolescentes em várias partes do Brasil.
A ação é resultado de investigações conduzidas pela Polícia Federal no âmbito da Operação Cerberus, que vem monitorando, de forma contínua, redes criminosas que se organizam por meio da internet. O trabalho de inteligência permitiu rastrear atividades ilícitas realizadas em plataformas virtuais, possibilitando a identificação do envolvido e a intervenção policial.
- Associação criminosa;
- Induzimento, instigação e auxílio à automutilação;
- Armazenamento e compartilhamento de pornografia infantil;
- Incitação direta ao crime.
Os crimes investigados ganharam força em fevereiro deste ano. O trabalho de inteligência identificou que o adolescente residente na Bahia não apenas participava das atividades, mas exercia uma posição de influência e comando na organização e estímulo das práticas delituosas nas redes sociais e aplicativos de mensagens.
As diligências apontaram que a maioria absoluta das vítimas era composta por menores de idade em situação de vulnerabilidade emocional, captados pelo grupo liderado pelo jovem. Após a captura, o adolescente foi encaminhado para a unidade policial e, posteriormente, apresentado à Justiça.
O processo segue os ritos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele permanece à disposição do Poder Judiciário, que definirá as medidas socioeducativas cabíveis diante da gravidade das condutas cibernéticas apuradas.
A ação foi coordenada pela Delegacia Territorial (DT) de Catu, com suporte técnico do Núcleo Especial de Repressão aos Crimes Contra Crianças e Adolescentes (NERCCA) e da Polícia Federal (PF). As equipes cumpriram mandados de busca e apreensão domiciliar e de apreensão do infrator, expedidos pela 1ª Vara Crime da Comarca de Catu.
O post Menor é apreendido por crimes virtuais contra crianças em Catu apareceu primeiro em Blog do Valente.