A Petrobras informou que vai reduzir em 1,7%, em média, o preço do gás natural vendido às distribuidoras a partir deste sábado (1º). A medida faz parte do reajuste trimestral previsto em contrato e não se aplica ao GLP (gás de cozinha), comercializado em botijões ou a granel.
Segundo a estatal, a revisão leva em conta a variação do preço internacional do petróleo Brent, que subiu 2,18%, e a valorização de 3,83% do real frente ao dólar no trimestre que se inicia em novembro de 2025.
Apesar da alta do petróleo, a valorização da moeda brasileira contribuiu para reduzir os custos do gás natural. Desde dezembro de 2022, o preço da molécula do gás vendida às distribuidoras acumula queda de 33%.
A Petrobras destacou ainda que o valor final pago pelo consumidor não depende apenas da empresa. Também são incluídos no cálculo custos de transporte, tributos federais e estaduais, tarifas das distribuidoras e outros encargos.
A redução impacta setores como indústrias, comércios, veículos a gás (GNV) e residências que utilizam gás natural canalizado. Já o preço do GLP, utilizado no fogão da maioria das famílias brasileiras, permanece inalterado.
O post Petrobras anuncia redução de 1,7% no preço do gás natural para distribuidoras a partir de sábado apareceu primeiro em Blog do Valente.